Caminhoneiros podem entrar em greve dia 25 de julho
- Política
- 18 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2021
egundo CNTRC, paralisação se deve à política de reajuste no preço dos combustíveis
O Conselho Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) convocou caminhoneiros de todo o país para uma paralisação, por prazo indeterminado, a iniciar em 25 de julho, data em que é comemorado o Dia do Caminhoneiro.

Segundo nota técnica divulgada pelo Conselho nesta quinta-feira, 17, a paralisação se deve à política de reajustes nos preços dos combustíveis, que segue a moeda estrangeira. “Não só nós caminhoneiros, mas toda a população brasileira, vêm acompanhando a escalada nos preços dos combustíveis desde o início de 2021. Trata-se de uma prática abusiva prevista e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor”, informa o texto, assinado pelo presidente do CNTRC, Nestor Plínio Dias.
A nota informa, ainda, que a entidade vêm tentando uma tratativa desde a posse do novo presidente da Petrobrás, general Joaquim Silva e Luna, e que também enviou Carta Aberta ao presidente Bolsonaro. Porém, não obteve nenhuma resposta até o momento.
A entidade encaminhou duas propostas: a substituição do atual Preço de Paridade de Importação - PPI pelo Preço de Paridade de Exportação - PPE e a taxação das exportações do petróleo bruto. Estes recursos seriam utilizados para compensar União e Estados na redução de impostos sob os combustíveis.
Comentários